sexta-feira, 26 de abril de 2013


O CREDO

Síntese da Fé Cristã

Com a presença da Drª Zita Seabra, da Alêtheia Editores, e do Pe. António Vaz Pinto, teve lugar no passado dia 19 de abril, no Centro Paroquial do Burgo (Arouca) a apresentação da última publicação deste sacerdote jesuíta, com fortes ligações familiares, culturais e afetivas a Arouca.
O Credo, síntese da Fé Cristã” é já a sua terceira obra publicada por esta Editora, cujo nome em grego significa Verdade.
E é precisamente sobre as verdades fundamentais da Fé Cristã que este livro se dedica e cuja publicação se integra no Ano da Fé, proclamado a 11 de outubro de 2012 por Bento XVI, agora Papa emérito, para assinalar o 50º aniversário do Concílio Vaticano II e o 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica, estando o seu encerramento marcado para 24 de Novembro de 2013.
Após uma breve apresentação do livro, feita por Zita Seabra, coube ao seu autor falar um pouco mais sobre esta sua última obra a que deu o subtítulo de “Síntese da Fé Cristã”. Esclareceu que optou por esta designação e não apenas, síntese da Fé Católica, por entender que, numa atitude de abertura ecuménica, a primeira designação é muito mais abrangente, integrando assim, não apenas os cristãos católicos, mas também os cristãos ortodoxos e protestantes.
Mais do que uma oração em primeira pessoa, o Credo, referiu Vaz Pinto, é um pequeno tratado doutrinal com a síntese das verdades fundamentais da Fé Cristã. E é sobre cada um dos 17 artigos deste pequeno tratado que esta obra se centra, no intuito de ajudar os cristãos a refletirem sobre cada uma dessas verdades da sua Fé.
A apresentação do Pe. Vaz Pinto acabou mesmo por se transformar numa autentica catequese, feita com a vivacidade, a simplicidade e a acessibilidade doutrinal que caraterizam a sua capacidade de comunicação.
Esta apresentação terminou com uma longa sessão de autógrafos do autor nos livros adquiridos pelo público presente.

José Cerca
 

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...